O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

LIVROS BALSÁMOS

Eu não gosto de livros de auto-ajuda. Acho que eles são, de uma forma geral, esquemáticos e bobos ao darem “receitas de bolo” sobre o viver! A vida é complexa, multifacetada, repleta de ciclos e reviravoltas, assim como as pessoas. Pensar que existam fórmulas prontas que podem ensinar como alguém (qualquer alguém) pode viver melhor, na minha opinião, é muito pretensioso e uma completa bobagem! 
Mas existem livros que são bálsamos: eles falam sobre as coisas com tal sabedoria que nos ajudam a perceber as coisas de uma forma também mais sábia. São como velhos e queridos amigos que ao falarem sobre suas vidas acabam nos ajudando com a nossa. São livros que dialogam conosco, nos ensinando sem o pretender, a arte do viver.
Quero falar hoje sobre quatro livros que foram, são e tenho certeza sempre serão bálsamos para mim. 
O primeiro, A MULHER EMERGENTE – uma experiência de vida, da Natalie Rogers, a filha do Carl Rogers, eu li no começo dos anos 80. Estava casada há pouco tempo, tinha uma filha pequenininha e tinha parado de trabalhar fora para ficar com ela. Estava bem mal, a vida caseira me oprimia, me sentia presa em uma armadilha que eu mesma tinha criado e me sentia culpada por me sentir assim. Ler esse livro onde ela, com uma coragem espantosa, fala da sua virada aos 40 anos de uma vida de esposa, dona de casa e mãe, para uma mulher indivíduo, me deu alento para passar pelos anos que viriam, até eu me sentir livre de novo para ser totalmente eu mesma! Vira e mexe volta a ler esse livro: ele ainda me emociona! 
Em segundo lugar, O JARDIM SAGRADO – a dimensão espiritual da vivência feminina, de Sherry Ruth Anderson e Patrícia Hopkins. Lembro que comprei esse livro no início da década de 90, quando tinha voltada a morar em São Paulo (passei seis anos morando no interior), já havia me separado e nos fins de semana que minha filha ficava com o pai eu saia sozinha, saboreando minha liberdade de estar novamente só por minha conta. Achei esse livro numa dessas andanças. Ele me mostrou caminhos, me entusiasmou com novas possibilidades para eu experimentar e ser: foi muito inspirador para aquele meu momento! E, em 2006, foi a partir da leitura desse livro que a Bia me convidou a escrever o nosso! Nunca podia imaginar a importância que ele teria na minha vida! 
O terceiro, li no final da década de 90, O CAMINHO DE AVALON- Os mistérios femininos e a busca do Santo Graal, da Jean Shinoda Bolen. Nessa época trabalhava (e muito) numa grande corporação americana. Trabalhava lá porque tinha que sozinha sustentar uma casa e uma filha, mas detestava. Não compartilhava aquela visão de mundo e aqueles valores, me sentia uma completa “estranha no ninho”! Lembro que li esse livro bem devagarinho para ele não acabar: ele conta a peregrinação que Jean Bolen empreende pela França, Inglaterra e Escócia, buscando a energia do princípio feminino. Ler essa história me alimentava a alma. Continua alimentando; já reli tantas vezes que ele está todo despencado! 
O quarto é AS BÊNÇÃOS DO MEU AVÔ – histórias de relacionamento, força e beleza, de Rachel Naomi Remen. Comprei e li no começo dos anos 2000, quando tomei a decisão de mudar totalmente de vida, buscar a minha Bliss, viver do jeito que eu queria. Esse livro lindo, cheio de delicadezas, ternura e humanidade representava tudo o que eu queria que existisse em minha vida. Lembro que eu andava muito de ônibus urbanos na época e lia ele nessas viagens. Vira e mexe ficava com os olhos cheios de lágrimas de emoção e, muitas vezes, vi pessoas me olhando de modo estranho. Eu acabava rindo sozinha! Foram tempos interessantes!!! E hoje, quando preciso me lembrar da gentileza e amorosidade que pode existir na vida, releio esse livro. 
Esses livros são, seguramente, amados companheiros da minha jornada! 

Texto de Cristina Balieiro

5 comentários

  1. Heloisa Helena disse:

    Em cada mulher, uma chama, uma casa, um rio, uma ponte…(Cora Coralina, in memorian). Gratidão, por essa benção!!

  2. Katia Bueno disse:

    Obrigada por compartilhar estas dicas de livros que devem ser maravilhosos! Eu não li nenhum deles ainda, mas já anotei e assim que possível pretendo ir atrás de todos.
    Beijos

  3. Linda, Cora, Helô, obrigada! E Katia, tirando AS BENÇÃOS DO MEU AVÔ, os outros vc só vai achar em sebos, infelizmente. Mas valem MUITO a pena serem garimpados, garanto a vc. Tenta no http://www.estantevirtual.com.br
    Beijos as duas e obrigada pela visita.
    Cris

  4. Samira disse:

    Que lindo! Vou procurá-los também, eu acredito que há vários livros que caem em nossas vidas no tempo certo….

  5. Anônimo disse:

    Como ja fiz outra vez, tbem vou correr atras dos ivros citados. Obrigada!!
    Vera Márcia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *