O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

Passando pelo Tori, Feliz Ano Novo!

No Japão, os Toris são portais que indicam a passagem para um território especial.Este da foto está na frente da bela ilha Miyajima, considerada sagrada pelos japoneses.  

  
 Para manter intata a pureza e santidade da ilha, os habitantes conservam o ancestral costume de não admitir ali mortes ou nascimentos. Não há hospitais, cemitérios ou crematórios, e pessoas doentes e grávidas próximas a dar a luz são levadas para Hiroshima, que fica a menos de 10 km.
 
Com construções de mais de 800 anos que resistiram à bomba atômica, templos, passeios e árvores cuidadosamente tratadas, em Miyajima são continuamente feitas cerimônias xintoístas, como essa da outra foto, além de praticas budistas.
 
 O fim de ano é época boa para rituais de purificação. Deletar mágoas e frustrações, doar roupas que não servem mais e todos os excessos; passar para frente relações negativas e auto imagens ilusórias; abrir mão do que amarra o crescimento. 
  
Fazendo isso, nós simbolicamente passamos pelo nosso Tori pessoal e podemos ficar um tempinho em nossa pequena  Miyajima interna, ganhando força e contatando os deuses e deusas. Depois, renovados por dentro, voltamos para o continente das nossas vidas cotidianas, prontos para acolher o novo.
  A todas e todos, desejamos um maravilhoso, excitante e Feliz Ano Novo!
   
Texto e fotos de Beatriz Del Picchia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *