O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

O Feminino e os livros: A MULHER EMERGENTE

Esse livro, escrito pela Natalie Rogers, filha do grande psicólogo Carl Rogers, foi um dos primeiros que li especificamente sobre a condição feminina.
Exerceu um profundo impacto em mim! Já o reli dezenas de vezes.
“A MULHER EMERGENTE – uma experiência de vida” foi lançado nos Estados Unido em 1980. O livro que tenho hoje (já comprei vários exemplares dele e acabo sempre dando de presente para amigas) é a quarta edição, de 1987, da Livraria Martins Fontes Editora Ltda. É um livro que também só se consegue em sebos, mas é bem fácil de achar.
Ele foi escrito com muita coragem e paixão! Natalie conta, de forma muito aberta, muito honesta, sua transformação de uma típica esposa americana dos anos cinquenta/sessenta em uma mulher livre e dona de seu próprio destino. O livro trata dos dez anos em que esse processo ocorreu, dos seus 40 aos 50 anos.
Fala de como ela foi criada dentro de dos papéis sexuais tão diferenciados que existiam na época e de como se encaixou nessas espectativas em seu casamento e depois da profunda crise de identidade que viveu por conta disso. É dessa crise que surge sua busca, que passa por um difícil divórcio, pela mudança para outro lugar do país, pela descoberta de uma outra profissão, por um realinhamento de todas as suas relações.
Além dessas mudanças concretas ela passa por uma transformação interna ainda maior: questiona praticamente todos seus valores e suas crenças e se abre para experimentar o novo e o desconhecido.
E o mais bonito, na minha opinião é que emerge nela, por esse processo, uma visão completamente diferente sobre as mulheres!
Mais que uma autobiografia é um relato do processo da sua transformação psicológica e do seu amadurecimento, com tudo de dor e de conquista que isso acarreta.
É uma jornada de heroína! Para quem está fazendo a sua é um livro muito inspirador.
 Texto de Cristina Balieiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *