O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

A lenda da Rocha das Fadas e a previsão de felicidade de um casal

Rocha das Fadas é um dólmen, um agrupamento de pedras feito  entre 3000 e 2500 AC pelos homens pré históricos na Bretanha, França. É comprido e com uma pesada entrada na frente, sendo constituido por uma série de pórticos de pedra formando salas internas. Pensam que sua função era de local para rituais e funeral.
 Os druidas estiveram por lá, depois os romanos, depois passou pela Idade Média, sempre acumulando histórias. Também estive lá e deu para sentir que é um local de muita força, tanto que existem diversas lendas a respeito.

Para começar, a lenda de que fadas o ergueram para proteger as almas das boas pessoas. 
Só que as fadas fugiram dalí quando as velhas árvores foram derrubadas há mais de 2 séculos. Todos sabemos que fadas não gostam que destruam árvores, não é? Bom, depois disso, o que dizem é que o vento assobiando entre as pedras é o gemido dessas almas abandonadas, uhhh.
Outra lenda afirma que o numero de pedras do dólmen varia sempre. Há uma tradição de que os recém casados devem ir lá na Lua Nova e circundar o lugar contando o numero de pedras que o formam –  mas separados, um de cada lado. Mulheres vão no sentido dos ponteiros do relógio e homens no inverso. Se no final ambos tiverem contado o mesmo numero de pedras, sua união será duradoura e feliz. Ou seja, se o numero de pedras ficou constante durante a contagem, significa que as fadas os abençoaram.

Por outro lado, e lenda que seja, acho que tem certa lógica nela. Se um casal enxergar o mesmo numero de pedras, é porque sua visão – seu ponto de vista, por analogia – é semelhante, e portanto a chance de se darem bem é maior. Faz sentido, não acha? Será então um casamento feito no Céu e feito também para a Terra…

 

2 comentários

  1. Gostei de saber destas pedras, do local e das lendas.
    A imagens são lindas!
    Um beijo.

  2. Anônimo disse:

    O lugar é especial, e adoro fotografar! obrigada, beijo! Bia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *