O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

Madonas Negras: Nossa Senhora de Czestochowa, no Bom Retiro


Esta Virgem Negra,  imagem da Padroeira da Polônia, veio da cidade de Częstochowa,    e está numa capela da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, que fica na rua Três Rios, bairro do Bom Retiro, aqui em São Paulo. Os poloneses carinhosamente a chamam de “Madona Preta”, pois seu rosto é sempre representado escuro, talvez pelo quadro original ter sido pintado sobre uma madeira que no decorrer do tempo escureceu.
Ela é muito expressiva, destacando-se escura contra o dourado fundo negro. Visito-a sempre, vinda da estação de metrô que sai na pracinha agradável que fica em frente à igreja.
Há algumas lendas anteriores a isso, mas oficialmente a história da Virgem Negra polonesa começa em 1382, quando uma imagem sua foi doada ao Mosteiro Monte Claro ou  Montanha de Luz (em polonês Jasna Gora) na cidade de Częstochowa. Ali recebeu o nome de “Porta dos Milagres”, e começou a atrair fiéis em peregrinação.
Em seu rosto há dois sinais de cortes que, segundo a tradição, foram feitos pela espada de um soldado em 1430, quando a Igreja que o abrigava foi saqueada. Mais tarde os religiosos mandaram restaura-la, mas deixaram os sinais na face como recordação da violência e da posterior vitoria. Duzentos anos depois, quando os poloneses derrotaram o exercito sueco, a Virgem Negra foi consagrada Nossa Senhora de Monte Claro como Rainha e Padroeira da Polônia.
Mesmo em pleno regime Comunista,  apesar das proibições e boicotes do governo, os poloneses corajosamente faziam peregrinações e romarias ao Santuário de Jasna Gora e participaram de festejos em Czestocjowa . Hoje, a cidade recebe mais de 4 milhões de peregrinos por ano.
O polonês Karol WojtylaPapa João Paulo II era muito devoto dela, a quem dedicou seu pontificado. Um dia antes de morrer, ele escreveu um bilhete dizendo: – Recomendo a nossa Pátria, toda Igreja e a mim mesmo a sua proteção maternal, totu tuus”.   
Na Igreja daqui de São Paulo, a Colônia Polonesa ofereceu também um busto desse Papa, que assim fica sempre ao lado de sua Madona.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *