O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

Madonas Negras: Nossa Senhora do Portal da Aurora


Esta Madona Negra chama-se Nossa Senhora do Portal da Aurora porque  sempre ficou numa capela próxima a um dos portões da muralha medieval de Vilnius, capital da Lituânia, pequeno país que foi um dos satélites soviéticos e hoje pertence à Comunidade europeia.
Ela é venerada pelos católicos e pelos ortodoxos, e ambos lhe atribuem poderes miraculosos. Tem uma longa historia: o ícone é do sec.16; no sec 18 foi criada a Irmandade da Virgem Sagrada de Vilnius em sua honra, foi coroada como Mãe da Misericórdia em 1921, e o papa João Paulo II abençoou-a em 1993. Durante os tempos comunistas, quando os soviéticos proibiam todo culto religioso, essa foi uma das poucas capelas que deixaram permanecer aberta. Veja na foto de 1930 como os fieis desafiavam o Estado para venerá-la… 
Eu bati a foto de cima quase escondida, para não perturbar os concentrados devotos na pequena capelinha onde está. Ela é linda, e um dos poucos ícones de Maria onde não está presente o Menino Jesus. A Lua de prata é uma oferenda votiva, dada por um fiel em 1849, e faz um maravilhoso contraste com o dourado do manto e o tom escuro da Madona. As mãos são extraordinariamente expressivas, e são mencionadas na prece dedicada a Ela, transcrita abaixo.

Oração à Madona do Portal da Aurora
Ó minha Mãe, a Santíssima Virgem Maria, eu me ofereço inteiramente à Tua graça e Tua misericórdia hoje e para sempre, mas principalmente na hora da minha morte eu me dedico a ti. Para ti que eu dedico meu corpo e alma, toda a minha felicidade e esperança, todas as minhas dores e sofrimentos! Eu ofereço a minha vida e no final da minha vida para Tuas mãos santas, para que através de Teus méritos todos os meus atos e estejam de acordo com a Tua santa vontade e de acordo com a vontade do Teu Filho mais doce! Amen.

 

Texto de Bia Del Picchia

6 comentários

  1. Bia, que bela imagem e precioso texto! Ontem estive primeiramente no Mosteiro de São Bento e depois na Catedral da Sé, onde me senti muito atraída pelo canto direito do altar (à minha frente). Segui minha intuição e dei de cara com N.Sra. Aparecida. À sua frente, um acesso para a Cripta…Como é bom atender os chamados da alma…Beijos!

  2. Maravilhosos tesouros espalhados por aí, Wanice querida!

  3. Neide caldas disse:

    Querida obrigada por mais este presente. Bjkos Neide

  4. Que foto linda….essa Madona parece realmente especial, mesmo pela foto dá para perceber a expressão de seu rosto e mãos. Que bela homenagem à Deusa através da lua de prata, não é?
    Que viagem interessante você fez, Bia. Que tal a Lituânia?
    Bjs

  5. Das tres, Lituania, Letonia e Estonia, a mais bonita é Tallinn, capital da Estonia. Adorei a Rússia, que me trouxe muitas surpresas, que vou postar aqui.
    Beijos, queridas Neide e Cristiane
    !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *