O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

Ano Novo Tibetano e Chinês começa logo após o Carnaval

Para os budistas tibetanos, vamos entrar no período que antecede o Losar, que é como se denomina o Ano Novo. Este período é muito auspicioso  para fazer práticas de limpeza e purificação e para fazer oferendas (de preces, incensos, flores), pois seus efeitos se multiplicam quando acontecem no Losar.
Interessante que esse período tão significativo venha logo a seguir do carnaval,  festa que de certa forma é um descarrego e limpeza de energias acumuladas.  

Como o calendário é lunar, a passagem do dia 18 para o 19 de fevereiro iniciará para os chineses o Ano da Cabra de Madeira, de numero 4713.  Já para os budistas tibetanos este será o Ano da Ovelha de Madeira.
Ovelha ou cabra, suas características são semelhantes: trazem um ano de colocar os projetos em ação, porém mais ameno e suave que o ano passado. 
Talvez ameno e suave demais para alguns chineses, que não gostam que seus filhos nasçam em anos de Cabras, pois querem que eles tenham característica mais duras que as desses animais conhecidos pela bondade, lealdade e generosidade. É de se pensar que mundo é esse, que desvaloriza essas qualidades…
Se você quiser saber mais sobre esse assunto e ter algumas ótimas dicas, acesse o site de nossa amiga Wanice: Armazem da energia.
Post de Bia Del Picchia

2 comentários

  1. Bia, muito grata! Poxa, que surpresa bacana…Eu também tenho dificuldade em entender esse radicalismo dos chineses em relação à suavidade da cabra ou ovelha. A cabra, na hora de subir montanhas íngremes mostra a força da perseverança, aquela que é impulsionada pela alma…mas…voilá! Vamos fazer a nossa parte e viver algo que nesse Brasil é o que temos sempre, um "feliz ano novo" após o carnaval. Espero carinhosamente as visitas no "armazém da energia". Bjs no coração de vocês!

  2. Pois é, Wanice, entre outras qualidades a cabra é muitíssimo resistente, coisa que a gente bem precisa nestes estranhos tempos de falta de agua e inundações… bjs!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *