O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

A expansão do universo criativo das mulheres

Rebecca Sugar

Meu neto de seis anos e meio AMA desenhos animados na TV, como 10 entre 10 crianças! Muitas vezes assisto com ele e me surpreendo com a diferença de estética, ritmo e enredo, com aqueles da minha infância e também com os da infância da minha filha. Os desenhos esteticamente parecem mais “mal acabados”, o ritmo é alucinante (só os do pica-pau se comparavam a isso) e os temas profundamente mitológicos, o que acho bem legal. Mas não quero me estender em reflexões sobre isso, só constato. 

Descobri há pouco tempo, que um dos “mais preferidos dele” , como ele mesmo fala – STEVE E O UNIVERSO – foi todo criado e desenvolvido por uma mulher: Rebecca Sugar. E, muito interessante também é todo feito com animação desenhada a mão. É a primeira série do Cartoon Network Studios escrita por uma mulher que também foi roteirista e animadora do sucesso Adventure Time (Hora da Aventura, no Brasil).

Com conteúdo inovador, Steven Universe é conhecida por investigar questões pouco exploradas dentro do universo de ficção infantil. A animação conta a saga de Steven, um garoto que defende a humanidade de criaturas más. 
Ele é  parte das Crystal Gems , um time de guardiãs mágicas superpoderosas que recebem a energia de pedras preciosas que fazem parte de seus corpos e que defendem o universo contra diversas ameaças.Os quatro membros são Garnet , Amethyst (Ametista), Pearl (Pérola) e Steven,  o membro mais novo. Ele é um garoto que herdou uma pedra preciosa de sua mãe, uma Crystal Gem chamada Rose Quartz que deixou sua forma física para dar a luz a Steven. Enquanto Steven tenta descobrir os segredos para usar sua pedra, ele passa seus dias em Beach City fazendo atividades com as outras Gems, se divertindo ou ajudando-as a salvar o universo. 

Mais um reduto tipicamente dominado por criadores homens, o dos desenhos animados, que começa a trazer a visão feminina: viva a diversidade e os múltiplos olhares!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *