O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

“Minha” Oxum e algumas lições

Mais um desenho de Aiabás e algumas lições de Oxum!

Nós tivemos de nos revestir com uma forte “armadura” para conquistar e manter nosso lugar nesse mundo patriarcal, masculino, competitivo e muitas vezes feroz. Isso foi essencial para deixarmos o papel de submissão que representamos por séculos. Aprendemos a lutar, o que foi necessário e muito bom, mas com isso também fomos desaprendendo outras formas de estar no mundo. 
Oxum pode nos relembrar ou mesmo ensinar outras maneiras de lidar com a vida. 

Podemos começar nos fazendo alguns questionamentos, do tipo: será que é preciso entrar em todas as guerras que aparecem? Será que essa luta que se apresenta é valiosa e realmente necessária, ou estamos nela porque não suportamos não vencer? Será que todas as batalhas em que entramos são nossas, ou estamos assumindo batalhas de outros só porque vestimos a roupa de guerreiras? Será que por vezes não é mais sábio ficarmos ocupadas com outras coisas e deixar que a guerra termine por si? Com frequência, guerrear ou não pode ser uma escolha. 
Às vezes, deixar o conflito para lá e não querer vencer a qualquer custo é a atitude mais inteligente a ser tomada. 
Precisamos aprender a discriminar as boas e necessárias lutas nas quais devemos nos engajar daquelas que só nos fazem perder tempo e energia! 

Trecho do meu livro: O LEGADO DAS DEUSAS

2 comentários

  1. Carol Costa disse:

    Nossa… Perdi o fôlego com tamanha sincronicidade. Minha terapeuta indicou ontem a leitura de "O Cavaleiro da Armadura Enferrujada". Estou na metade do livro, e me deparo com o seu post falando sobre armaduras e batalhas. Fiz uma mandala sobre Iemanjá pouco antes do post que publicaram sobre ela. Algum email em que possa enviá-la a vocês? Beijos e até!!!

  2. Sim, claro Carol, meu email é crisbalieiro5@yahoo.com.br. Vou adorar receber sua mandala. E eu e a Bia adoramos sincronicidades.
    Abraço
    Cris

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *