O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

Heroínas do Brasil – Tatiana Belinky

Tatiana Belinky (1919/2013): tradutora, dramaturga e uma das mais importantes escritoras brasileiras da literatura infanto-juvenil
Tatiana

Tatiana nasceu na Rússia, em São Petersburgo. Passou parte de sua infância em Riga, uma fria cidade da Letônia, terra natal de seus pais. Ela e sua família viveram as dificuldades do pós-guerra e, na busca por uma vida mais tranquila, vieram morar no Brasil, quando ela tinha 10 anos, em 1929. Morou desde então em São Paulo até morrer velhinha, em 2013, com 94 anos. 

Ela sempre amou as histórias e as crianças e toda sua vida girou em torno delas. Acho que por isso que era sempre vista sorrindo. Ela fala desse amor pelas histórias dizendo: “A primeira vez que fui ao teatro, eu era muito pequena, em São Petersburgo, antes de vir para o Brasil. Meus pais sempre me levavam para ver as peças. Aos 10 anos, eu já tinha visto muito teatro e lido muito. Além disso, meu pai narrava histórias, poemas e se apresentava para os filhos. Isso já era teatro para mim. Peças, poesia e literatura sempre fizeram parte da minha vida – ou “Sua Majestade, A Palavra”, como eu gosto de falar”. 

Ela começou adaptando e traduzindo peças de teatro para crianças, baseados em livros de muitos lugares do mundo e, junto com seu marido, o médico Júlio Gouveia, montou um grupo teatral amador para encená-las, nas escolas públicas. Isso em 1948! 

Com o surgimento da televisão, em 1951, eles começaram a apresentar essas peças na antiga TV Tupi, que nem existe mais. Foram os dois também que fizeram, em 1952, o primeiro programa na televisão do Sítio do Pica-pau Amarelo, do Monteiro Lobato. 

Em 1972 Tatiana começou a trabalhar na TV Cultura de São Paulo e em grandes jornais escrevendo artigos, crônicas e crítica de literatura infantil, além continuar a traduzir e adaptar vários livros para as crianças.

Finalmente em 1987, com 68 anos escreveu o primeiro livro de sua autoria. Primeiro de muitos, foram mais de 100, todos dedicados as crianças e aos jovens e com os quais ganhou muitos e importantes prêmios literários! 

Próxima quarta-feira, dia 18/05: TIA CIATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *