O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

Mandala – simbolos, significados, práticas

Faço a mandala, fotografo e desmancho. O centro e o campo são as unicas coisas que permanecem nessa prática de mandalas. O centro é uma flor de 5 petalas. O…

Buscando a simplicidade

Urge mudar nossa visão da vida que busque manter o planeta como um lugar habitável para o ser humano. Porque dizer que podemos acabar com a Terra, é uma tremenda…

Fazer uma mandala por dia: prática meditativa

Durante algum tempo eu fazia mandalas todos os dias. Sigo o Jung nisso, olha só o que ele escreveu em sua biografia: “Todas as manhãs, eu esboçava num livro de…

Dia de todas as mulheres

Acredito que mulheres que se honram, respeitam e se dão as mãos podem mudar o mundo. Mas mudar o mundo às vezes me parece mais facil do que mantermos as…

Dia da Mulher, dia para que?

Dia para nós mesmas celebramos conosco mesmas. Dia para convidar as amigas para estarmos mais juntas como nessa bela ilustração. Dia para tirar uma folga nem que seja só mental….

Se abrindo para o novo

A vida para ser vivida de forma plena até o dia da nossa morte, implica em que constantemente estejamos deixando morrer o velho que já acabou e renascendo, nos abrindo…

Há ainda muito preconceito contra lesbicas

Nesse trecho de nosso livro, na entrevista Laura Bacelar fala sobre sua experiencia em círculos de mulheres lésbicas e as dificuldades trazidas pela falta de aceitação social – e muitas…

Indicação de livro: Minha Vida Na França

Esse é um livro delicioso: Minha vida na França da americana Julia Child. Embora tenha sido a introdutora da culinária francesa para as mulheres americanas, primeiro com seu livro Mastering…

Shakti, a Deusa Mãe hindu

Joseph Campbell conta aqui sobre a Grande deusa da mitologia hindu, que descreve o fundamento do nosso ser. “Existe um Upanixade de cerca do século VII a.C. – exatamente a…

Continuar sendo quem se é mesmo como mãe

Toda mulher que tem um filho por sua livre e espontânea vontade deve buscar ser uma mãe “boa o suficiente” como preconizava Winnicott. Mas boa mãe a seu modo, cada…

Outro tipo de carnaval

Há várias maneiras de passar um carnaval além de pular num bloco. E se for de gosto, tá valendo! Lembro que no carnaval de 2018 eu e a Cris estávamos…

Indicação de livro: As vitoriosas

Hoje indico outro livro da francesa Laetitia Colombani, escritora de A trança, livro que já indiquei aqui. É também, como o outro, focado em personagens femininas, uma fictícia, Solène, uma…