O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

Quem não sabe uivar não encontrará sua matilha, diz Clarissa Pinkola Estés

“Como os filmulherlobo2hotes de lobo, vamos decorar as armadilhas, como são feitas e de que modo são armadas.” Nesse trecho de MULHERES QUE CORREM COM OS LOBOS Clarissa fala das amizades que nada trazem de bom quando se está lutando seja pelo que for – tocar um projeto, começar vida nova, sair de um relacionamento, enfrentar uma depressão.

 

“Se você estiver lutando para fazer algo a que dê valor, é importantíssimo que se cerque de pessoas que dêem apoio inequívoco ao seu trabalho. É tanto uma armadilha quanto um veneno ter supostos amigos que sofrem dos mesmos males mas não têm nenhum desejo verdadeiro de se curar. Esses tipos de amigos incentivam a pessoa a agir de modo escandaloso, fora dos seus ciclos naturais, fora de sincronia com suas necessidades profundas.mulherloba3

Uma mulher braba não pode se dar o luxo de ser ingênua. Por estar voltando à sua vida inata, ela deve considerar os excessos com um olhar cético e ficar alerta para os custos que eles representam para a alma, a psique e o instinto. Como os filhotes de lobo, vamos decorar as armadilhas, como são feitas e de que modo são armadas. É dessa forma que permanecemos livres.

Conheço alguns escritores que têm este lema colado acima da sua escrivaninha. Conheço uma que o leva dobrado dentro do sapato. É um trecho de um poema de Charles Simic que serve de orientação definitiva para todas nós. “Quem não sabe uivar não encontrará sua matilha.”

Se você quiser reconvocar a Mulher Selvagem, recuse-se a ficar no cativeiro. Com os instintos aguçados para ter equilíbrio, salte para onde bem entender, uive à vontade, apanhe o que estiver à mão, descubra tudo o que puder, deixe que seus olhos revelem seus sentimentos, examine tudo, veja o que puder ver. Dance usando sapatos vermelhos, mas certifique-se de que eles sejam os que você mesma fez à mão.

Você será uma mulher cheia de vida.”

3 comentários

  1. Ana disse:

    Lindo!!!!!!!!!!!! Caiu como uma luva pra mim. Grata

  2. Joana disse:

    Bia, obrigada por mais este post! Encontrar vcs nesse ano de 2017 foi fundamental para aprender a uivar. Obrigada à você e à Cris por tudo!

    1. biapicchia disse:

      Joana você com certeza é parte da nossa matilha! grande beijo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *