O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

Livros referencias para Eros e Psiquê

No Encontro de Mitologias foram pedidas indicações de livros sobre Eros e Psiquê. Algumas:

EROS E PSIQUÊ – ERIC NEWMANN: Embora discutível em alguns pontos, continua sendo uma base fundamental para o estudo e a referência mais citada em artigos e outros livros. Analista junguinano, ele entende que este é um mito de desenvolvimento feminino e também da consciência humana.

O ASNO DE OURO – MARIE LOUISE VON FRANZ – Também sob o ponto de vista junguiano, von Franz analisa o romance inteiro, chamado O asno de ouro, do qual Eros e Psique é parte. Ela entende que, embora o mito se refira também à mulher, é mais sobre a visão masculina da mulher, da anima. Traz conexões interessantes da história com a psicologia feminina e masculina.

O NASCIMENTO DO PRAZER – CAROL GILLIGAN – Psicóloga, Carol vai fazendo links entre seus casos clínicos e o mito. Com uma visão também histórica que trata da mulher dentro do patriarcado, ela entende o mito como um relato de resiliência, amor e desenvolvimento feminino.

TRANSFORMING PSYCHE – BARBARA WEIR HUBER – Sem versão em português, é uma abordagem bem conectada com nossas vidas de mulheres contemporâneas, tratando de relações femininas e das experiencias de maternidade e de amor; Barbara vê o mito também como uma iniciação xamânica e faz links com várias outras obras. É considerada uma resposta feminista a Newmann.

MITOLOGIA GREGA – JUNITO BRANDÃO – Junito faz um resumo do mito e da análise de Newmann, entre outras referências clássicas que traz com a usual competência.

Além desses, JAMES HILLMAN fala bastante sobre o mito em O MITO DA ANÁLISE; JEAN SHINODA BOLEN fala mais brevemente em RUMO A AVALON; no livro de contos MAR DE HISTÓRIAS, AURELIO BUARQUE e PAULO RONAI fazem uma introdução preciosa e contam o mito de outra maneira. Muitos outros abordaram essa maravilhosa historia sob outros pontos de vista, como Mircea Eliade e Bettelheim, mas por hoje fico por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *