O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

Ensinamentos de Jesus sobre mulheres e virtudes femininas, mais atuais que nunca

“Tanto em suas palavras quanto em seus atos, muitas vezes Jesus rejeitava a posição subserviente e segregada que sua cultura destinava às mulheres. Associando-se livremente às mulheres, o que por si só já representava uma forma de heresia em seu tempo, Jesus proclamou a igualdade espiritual de todos.

Ainda mais surpreendentes — e disseminados — são os ensinamentos de Jesus no sentido de que devemos elevar as “virtudes femininas” de uma posição secundária e de apoio a uma posição central e primordial:

Não devemos ser violentos, mas, ao contrário, oferecer a outra face; devemos fazer aos outros o que gostaríamos que nos fizessem; devemos amar nossos vizinhos e até mesmo nossos inimigos.

Em vez das “virtudes masculinas” de agressividade, violência e dominação, devemos valorizar acima de tudo a responsabilidade mútua, a compaixão, a delicadeza e o amor.

Não surpreende que as autoridades de seu tempo, segundo a Bíblia, tenham considerado Jesus um revolucionário perigoso, cujas ideias radicais precisavam ser silenciadas a qualquer preço”.

Texto de Riane Eisler no livro “O calice e a espada” – Ed Palas Athena

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *