O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

Os Círculos de mulheres e o acolhimento


Bianca menciona outro aspecto fundamental dos círculos de mulheres como espaço de cura e transformação: o acolhimento.
Vivemos tempos áridos, nos quais atitudes como agressividade, competição sem limites, intolerância, dureza e até violência são mais valorizados que gentileza, solidariedade, apreço pelas diferenças e compassividade. Os primeiros tendem a ser vistos como força e como características do princípio masculino; os segundos, como fraqueza e características do princípio feminino.
Nesse ambiente, a não ser que a pessoa seja um “macho alfa” – e mesmo assim há controvérsias –, todo mundo sofre. Todo mundo está ferido, especialmente as mulheres.
O verdadeiro acolhimento pode ser um remédio milagroso para transformar essa dor: aliás, é uma das melhores coisas que um bom círculo de mulheres pode oferecer. Um lugar, como disse Ma Devi, em que “possamos lamber nossas feridas”, receber atenção respeitosa e afetiva. Um espaço de aceitação verdadeira, de gentileza e cuidado mútuo e apoio, mas sem infantilização nem vitimização, em que todas sejam tratadas como iguais: mulheres adultas e capazes, mesmo que feridas.
E no qual também podemos arriscar, ousar mostrar lados que escondemos por vergonha ou medo, experimentando ampliar nossa identidade.
Sonia Farah, participante de um círculo de mulheres diz (apud Freitas, Sanabria e Tolentino, 2010, p. 22): “O círculo é um espaço seguro para viver partes de nós que não cabem em lugar nenhum. Depois, elas podem caber dentro de nós e se integrar”.
A atmosfera receptiva e amorosa que pode ser criada quando estamos juntas nos encarando como parceiras nessa jornada misteriosa que é a vida pode operar verdadeiros milagres.

Trecho do nosso livro CÍRCULOS DE MULHERES – as novas irmandades

2 comentários

  1. Ida Zami disse:

    Onde há um lugar,em São Paulo,em que aconteça um Círculo Feminini!?

    1. crisbalieiro disse:

      Oi Ida, há inúmeros Círculos de Mulheres em São Paulo, com as mais diferentes propostas. Só no nosso novo livro estão 10 entrevistadas daqui e que são condutoras. Dá uma pesquisada na internet que vc vai achar e poder escolher aquele que mais pode te interessar. Eu e a Bia conduzimos um, que é mensal e acontece na Livraria Millenium e se chama Encontro de Mitologias do Feminino. Aqui no site a gente sempre coloca o convite.
      Abraço
      Cris

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *