O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

Sugestão de livro: A busca do sentido, Marie Louise von Franz

Esse livro da terapeuta junguiana Marie Louise von Franz contem 2 entrevistas que ela deu para uma rádio francesa sobre sonhos, imaginação ativa, sentido da vida, destino…. É uma janela que amplia a consciência e traz implicações que podem nos levar muito longe.

O ponto de vista junguiano original de Von Franz e do próprio Jung vão além do que é apenas (não que seja pouco, mas enfim) saúde mental, para além do processo psicoterapêutico de auxilio técnico a alguém. É mais uma visão de mundo que chega perto de uma espiritualidade experimental, arriscada, independente. Talvez por isso até hoje poucos junguianos seguiram adiante com essa visão original, preferindo as águas mais mansas das abordagens menos amplas e mais metafóricas.

E nem por isso é uma seita ou o que se chama vulgarmente de “esotérico” no pior sentido. Por exemplo, von Franz diz que: “Se colocarmos a pergunta: qual é o meu mito, qual mito estou vivendo? Através dos sonhos virão as indicações. É por isso que Jung foi acusado de querer fundar uma religião ou seita. Mas na realidade o que o analisado encontra é tal modo diferente em cada caso, e os mitos pessoais que ele encontra são tão diferentes que jamais se poderia fundar uma seita. É uma resposta da profundeza, pessoal, à pessoa. E é por isso que, se alguém encontrou seu mito, ela não vai impô-lo aos outros. Ela não dirá: – Agora tenho uma nova religião, um mito e vocês devem crer nela. Mas dirá: – Essa é a minha verdade.”

É um livro profundo mas fácil de ler, porque a forma de entrevista com perguntas e repostas sintetiza as ideias. Porém o livro é difícil de encontrar, acho que fizeram uma edição pequena demais. Garimpe.

E obrigada, Cristiane Marino, pela valiosa indicação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *