O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

Feliz Re-nascimento!

Feliz Renascimento!

O nascimento de Cristo de uma virgem tem um lindo e profundo significado simbólico, que Joseph Campbell explica no livro O Poder do Mito. Assim, desejamos um Feliz Natal e um Feliz re-nascimento a todas nós!

MOYERS: O que há de significativo no fato de se tratar de uma virgem?

CAMPBELL: O procriador é do espírito. Trata se de um nascimento espiritual. A Virgem ficou grávida da Palavra, pelo ouvido.

MOYERS: A Palavra veio como um feixe de luz.

(…)

MOYERS: Mas Cristo nasceu do modo como você e eu nascemos.

CAMPBELL: Sim, mas de uma virgem. E então, de acordo com a doutrina católica romana, sua virgindade foi restaurada. De modo que, fisicamente, nada aconteceu, você poderia dizer. A referência simbólica não é ao nascimento físico de Jesus, mas à sua significação espiritual.

Eis aí o que o nascimento virginal representa. Heróis e semideuses nascem como seres motivados pela compaixão e não pela vontade de domínio, de sexualidade e de autopreservação.

Este é o sentido do segundo nascimento, quando você começa a viver a partir do centro do coração. Os três centros inferiores não devem ser recusados, mas transcendidos, na medida em que se subordinam e passam a servir ao coração”.

Livro: O Poder do Mito, ed Palas Athena

Imagem: Natal tropical, fonte blogspot o baú da historia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *