O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

Como provocar sonhos lúcidos

             sonho lucido – fonte pinterest

Numa reserva de nativos canadenses comprei uma pena enfeitada que tinha uma função: provocar um sonho que traria resposta a uma questão que o sonhador pensasse antes de dormir.  Usei algumas vezes, funcionou em várias.  O fato é que não só os nativos americanos e brasileiros, mas também sufis, taoistas e esotéricos de diversas linhas dão grande importância aos sonhos, trabalham com eles e usam técnicas para incentivar sonhos lúcidos e respostas a questões pessoais.  Além da psicanálise, hoje há cada vez mais abordagens  desvinculada de tradições sobre isso, como mostra o texto abaixo, que também sugere algumas técnicas.

“Tradicionalmente, acreditava-se que os humanos não tinham controle sobre o mundo dos sonhos. A psicanálise expandiu essas ideias até certo ponto, sugerindo que nossa mente subconsciente constrói ativamente a trama de um sonho simplesmente focalizando um determinado tópico. Pesquisas científicas mais avançadas sugerem que visualizar o sonho desejado à noite – por exemplo, “reescrever” mentalmente um pesadelo recorrente ou criar a intenção de ver a solução para um problema específico à noite – é igualmente eficaz.

Elizaveta Solomonova e Michelle Carr são autoras de um estudo detalhado sobre o desenvolvimento da atenção como forma de aumentar o controle sobre os sonhos comuns e melhorar a prática dos sonhos lúcidos (SL). A prática começa durante a nossa vida acordada, porque mesmo na realidade muitas vezes caímos em um estado de semi-atenção: do simples devaneio à imersão no mundo da arte, especialmente no cinema e na literatura. Focar no momento presente durante o dia também aumenta o grau de consciência da pessoa à noite.

As autoras mencionam técnicas populares para induzir sonhos lúcidos (que chamamos de estado da FASE, juntamente com experiências fora do corpo): verificação da realidade, manutenção de um diário de sonhos, meditação e definição da intenção de se tornar lúcido. Uma técnica avançada é visualizar um sonho recente e imaginar-se lúcido dentro dele.

No entanto, consciência nem sempre significa controle absoluto. Se uma pessoa começa a notar algumas estranhezas na trama de um sonho, isso já é um passo à frente dos sonhos completamente inconscientes, que quem dorme aceita com confiança como realidade, sem fazer perguntas. O nível de influência no mundo dos SL também difere para profissionais experientes, que podem desenvolver a habilidade de mudar o espaço circundante à vontade”.

O trabalho dos autores fará parte do livro Access and Mediation: A New Approach to Attention, a ser lançado em 2022 : https://mindrxiv.org/jwnyu/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.