O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

Indicação de livro: Sob o olhar do leão


“Sob o olhar do leão” foi escrito pela etíope Maaza Mengiste. De todos os livros que li até agora nessa jornada literária sobre a África foi esse que achei mais pesado. Ele relata o que uma ditadura militar violenta, cruel, sangrenta pode fazer com a vida de gente comum. Claro, fui pesquisar sobre a Etiópia para entender melhor o livro e aprendi muito sobre esse país africano singular: ele existe desde tempos imemoráveis, sua dinastia monárquica remonta ao século X ac ; foi um dos primeiros a se converter ao cristianismo no século IV, nunca participou do tráfico de escravos e nunca foi colonizado. Por esses aspectos temas que são tratados em outros livros: escravidão, colonização, cristianização, imigração, racismo, refugiados não estão presentes. O foco é a questão política e seus profundos impactos especialmente em uma família. Aliás, eu diria que o tema mais relevante é a família. Como disse o livro é forte, mas é tão bem escrito, com uma prosa às vezes crua, outras vezes poéticas, com personagens tão multifacetadas e ricos que não consegui parar de ler. É um belo livro. Foi nomeado um dos 10 melhores livros africanos contemporâneos pelo The Guardian e foi traduzido para francês, espanhol, português, alemão, italiano, holandês e sueco. Recomendo!

Segue a sinopse: A trama de Sob o olhar do leão se passa na Etiópia da década de 1970, devastada pela guerra, pela fome e mergulhada em uma grave crise econômica. A autora conta a história de uma família esfacelada pelo caos social e político, fruto do golpe de estado realizado pelos militantes do Derg – junta criada por um grupo de militares marxistas adeptos à violência – contra o lendário imperador Hailé Selassié. Nesse ambiente hostil, o experiente médico Hailu luta para manter as bases de sua família firmes enquanto vê a saúde de sua esposa, acometida por uma grave doença, piorar.
O golpe militar terá efeitos diferentes em seus filhos: enquanto o mais novo, Dawit, se aproxima cada vez mais de uma milícia inimiga do Derg, o mais velho, o passivo Yonas, vê seu casamento ruir enquanto se volta com todas as forças para a religião. Pai e filhos serão marcados, definitivamente, pela violência de um regime autoritário e pelas dificuldades do convívio em família.
As atrocidades de um período turbulento da história etíope, somadas à complexa teia de relações humanas diante da violência e da perda, são magistralmente exploradas em Sob o olhar do leão, o primeiro romance de Maaza Mengiste. Um relato corajoso, feito de poderosos e anônimos, verdades e mentiras, realidade e ficção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.