O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

Mais sobre Iansã

Iansã teve muitos maridos e amantes – todos escolhidos por ela. Por viver um tempo com cada um, desenvolveu habilidades que eles tinham, apoderou–se delas e aprendeu o uso de ferramentas e armas, ganhando, com isso, o direito de usá-las.
Com Ogum aprendeu a guerrear e manusear a espada; com Oxaguian a lidar com o escudo para se proteger dos inimigos; com Oxóssi a caçar e a tirar a pele dos animais; com Exu descobriu os mistérios do fogo e da magia e aprendeu a transformar-se em búfalo; e com Xangô, seu último marido, a lidar com o raio.
Tentou seduzir Obaluayê, para conseguir seus poderes, mas não conseguiu. No entanto, tempos depois, em uma festa na qual várias divindades se faziam presentes, Obaluayê, que estava sendo alvo de zombaria, resolveu isolar-se e ir embora. Iansã, revoltada com a situação, provocou uma forte ventania. Com ela, as palhas que cobriam o rosto e o corpo de Obaluayê para esconder suas chagas abriram- se, revelando nele um belíssimo homem, sem nenhuma marca no corpo. Então, comovido com a atitude de Iansã, ele deu a ela o poder de dominar os espíritos dos mortos.
Em outra ocasião, Xangô enviou-a em missão à terra dos baribas (grupo étnico nigeriano) a fim de buscar um preparado que, uma vez ingerido, lhe permitiria lançar fogo pela boca e pelo nariz. Iansã, desobedecendo às instruções do marido, experimentou ela mesma a poção, tornando-se também capaz de cuspir fogo, para grande desgosto de Xangô, que desejava guardar esse terrível poder só para si.
Com tudo isso, Iansã acumulou muitos recursos para defender a si mesma e a seus filhos.

Ela não pediu que Ogum guerreasse por ela, não pediu a Oxóssi que caçasse por ela, não pediu que Oxaguian a protegesse com seu escudo, que Exu fizesse magia por ela ou que Xangô usasse os raios por ela: ela aprendeu com eles e passou a ter esses poderes e a usá-los por si. Não quis que eles vivessem por ela e também não competiu com eles, somente tomou posse, com todo direito, da própria vida.

Trechos do livro O LEGADO DAS DEUSAS

1 comentário

  1. Anita Bueno disse:

    Adorei ler!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.