O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

Reflexões sobre a velhice, por James Hillman


A velhice não é acidental. É algo necessário à condição humana, pretendida pela alma.

Muito mais importante é olhar para a velhice como um estado de ser, e para o “velho” como um fenômeno arquetípico, com seus próprios mitos e significados.

Envelhecer destextualiza a biologia exatamente quando estamos mais escravizados por ela. (…) a perspectiva psicológica vem em primeiro lugar, o território básico do ser moveu-se para a alma.

Suponhamos que você troque a palavra “morrer” por “partir” e substitua “envelhecimento” por “preparação”; então o que atravessamos na velhice é a preparação para a partida. (…) Assim como a alma entra no mundo lentamente, levando todos os anos da infância para adaptar-se, também ela deixa o mundo lentamente, necessitando dos anos de velhice para fazer as malas e partir.

Os últimos anos são preciosos para se fazer uma revisão da vida e para reparar erros, para especulações cósmicas e para transformar lembranças em histórias, para usufruir sensorialmente as imagens do mundo e para ligar-se a espíritos e ancestrais – valores que nossa cultura deixou fenecer.

O que poderia possivelmente perdurar através de todos os acontecimentos de uma vida longa, permanecendo constante do início ao fim? Nem nosso corpo nem nossa mente permanecem os mesmos; eles não conseguem evitar a mudança. O que parece ser verdadeiro durante todo o tempo e até o fim é um duradouro componente psicológico que marca cada pessoa como diferente de todas as outras: o seu caráter individual. Aquele você que é sempre o mesmo. A capacidade mental e a vitalidade física podem declinar na velhice, no entanto o caráter mostra uma energia cada vez maior, à medida que a forma e torna cada vez mais realizada.

A benção é o presente que queremos dos idosos, e o grande presente que só eles podem dar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.