O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

Aprendendo com Kali


Kali não é uma Deusa sutil, nem meiga: é poderosa, enfurecida e muitas vezes traz lições duras. Ela nos ensina sobre aqueles momentos extremos, quando precisamos matar coisas dentro de nós para não morrermos internamente.
Muitas vezes um relacionamento amoroso ou familiar, um emprego, um trabalho ou um tipo de vida nos faz tão mal, nos tirando o respeito próprio, a autoestima e até a vitalidade, que meio que nos destrói por dentro. Mas, por medo de sair da situação e enfrentar as consequências disso, vamos “empurrando com a barriga”, muitas vezes nos iludindo com a ideia de que um dia tudo mudará para melhor. No fundo, se somos honestas conosco mesmas, sabemos que nada vai melhorar, pelo contrário, a tendência é se tornar pior. Só que temos a inclinação a “grudar” no que já conhecemos e só soltar em última instância, mesmo que essa situação conhecida seja detestável. E parece que nós, mulheres, por termos sido doutrinadas durante milênios a nos sacrificar pelos outros, tendemos a suportar mais o insuportável. A única coisa que fazemos efetivamente é reclamar e nos fazer de vítimas. Mas isso não resolve absolutamente NADA! O que precisamos nessas horas é da ação assertiva, cortar na carne, assumir o controle da nossa vida e decidir acabar com o que nos consome.
É aí que Kali entra para nos ajudar a destruir o que vem nos destruindo. E destruir não só fora, na vida externa: é preciso também fazê-lo dentro de nós. Significa pôr um fim definitivo naquilo que vem nos fazendo tanto mal: um fim do “lado de fora”, saindo de forma concreta da situação, e um fim do “lado de dentro”, em uma atitude de desidentificar, desapegar, deixar ir. É saber dar fim àquilo que nos fere mortalmente, sem medo de ferir a quem for, mesmo que a nós mesmas, porque é uma guerra justa pela nossa sobrevivência emocional.

Trechos do livro O LEGADO DAS DEUSAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.