O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

Indicação de livro: Galateia – um conto


Galateia – um conto, de Madeline Miller, é uma resposta à versão do mito de Pigmalião, narrada por Ovídio no poema Metamorfoses. Dessa autora já indiquei em outro post o livro Circe. Esse, como diz o título é um conto e muito rápido de ler, mas também bem impactante! Traz a questão da visão da mulher apenas como objeto de desejo do homem e não como um ser humano. E aqui a heroína, Galateia decide que se não pode ser ela, não será ninguém. Adorei a leitura. E as belíssimas ilustrações do artista alemão Thomke Meyer tornam o livro, além de bom, muito bonito.

Segue a sinopse: Uma prisão no topo de um penhasco. Dentro dela, uma mulher é monitorada dia e noite por médicos e enfermeiros. Repetidamente, e sem que ela saiba quando, um homem a visita. Quando ele vem, a mulher deve se transformar em pedra… e, então, voltar à vida em suas mãos.
Neste conto, Madeline Miller faz uma releitura corajosa do mito grego de Pigmalião, o hábil escultor que se apaixona por sua obra-prima em mármore: Galateia. Pela graça de uma deusa, Galateia ganha vida e, na versão de Miller, casa-se depois com Pigmalião – mas, quando ela começa a seguir seu próprio caminho e não pode mais suportar as tentativas de controle e o ciúme do marido, acaba submetida a um destino cruel. Galatea deseja a liberdade. Ela elabora um plano. E, fria e dura como pedra, ela irá colocá-lo em prática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.