O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

Indicação de livro: Violeta


Tinha comprado esse livro, Violeta, quando foi lançado, no comecinho de 2022. No entanto, devido a minha jornada literária pela escrita de escritoras africanas que me ocupou durante todo o ano passado, não o tinha lido ainda. Fiz isso agora e AMEI o livro. Como já disse Allende é uma das minhas escritoras prediletas, mas sempre gostei mais de seus livros de memórias, mas adorei Violeta. É daqueles livros que não consigo parar de ler e fico triste quando acaba. A personagem é fabulosa! E a capa é linda. Gostei tanto que resolvi comprar e reler Casa dos Espíritos, que devo ter lido há quase 30 anos atrás. Não tinha o livro porque li emprestado pela minha terapeuta na época. Me deu vontade de fazer isso porque Violeta, assim como A Casa dos Espíritos,  também é um livro sobre a saga de uma família, entrelaçada a história do Chile. E gostei tanto de Violeta que quero ver se a releitura de Casa dos Espíritos me dá o mesmo prazer.

Segue a sinopse: Isabel Allende, autora best-seller do New York Times, apresenta neste romance arrebatador a épica história da centenária Violeta Del Valle, uma mulher que testemunhou toda a efervescência do século XX.
Violeta veio ao mundo em um dia tempestuoso de 1920, a primeira menina em uma família com cinco filhos. Desde o início, sua vida foi marcada por acontecimentos extraordinários: ainda era possível sentir os efeitos da Grande Guerra quando a gripe espanhola chegou ao seu país, pouco antes do seu nascimento.
A família saiu ilesa dessa crise, mas não conseguiu enfrentar a seguinte. A Grande Depressão transformou totalmente a vida urbana que Violeta conhecia. Sua família perdeu tudo e foi forçada a se mudar para uma parte mais remota do país. Lá, ela cresceu e terá seu primeiro pretendente.
Violeta narra sua história em uma carta a pessoa que mais ama nessa vida, contando decepções e casos amorosos, momentos de pobreza e riqueza, terríveis perdas e imensas alegrias, sempre permeando grandes eventos da história: a luta pelos direitos das mulheres, a ascensão e queda de tiranos e, em última análise, não uma, mas duas pandemias.
Contada pelos olhos de uma mulher apaixonada, determinada e com senso de humor, Isabel Allende – autora de A casa dos espíritos, Muito além do inverno, Longa pétala de mar, entre outros – nos conduz por uma vida turbulenta na forma de um romance épico, inspirador e profundamente emocionante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.