O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

Você não é quem pensa que é

                          caçando sonhos

“Conheça a si mesma”, que virou o chavão “seja você mesma”, é entendido como conhecer o que se pensa sobre si mesma, a personalidade consciente ou egóica. Para junguianos como von Franz não se trata disso, pois ‘apenas examinando seus sonhos pode-se saber quem uma pessoa realmente é; eles nos dizem quem somos realmente”. E as duas pessoas – a desperta e a dos sonhos – podem ser  bem diferente, como a gente pode ver quando atenção aos sonhos. Então a pergunta fica muito mais misteriosa: quem sou eu realmente?

O texto abaixo é do livro de Marie Louise von Franz “A alquimia e a imaginação ativa”, e tem mais comentários sobre isso no site de Jason Borba, https://www.facebook.com/PraxisHealing

“O verdadeiro conhecimento de si mesmo é o conhecimento da psique objetiva, tal como ela se manifesta nos sonhos e nas manifestações do inconsciente. Por exemplo, apenas examinando seus sonhos pode-se saber quem uma pessoa realmente é; eles nos dizem quem somos realmente, isto é algo que está objetivamente presente lá. Meditar sobre isso é um esforço em busca do autoconhecimento, pois trata-se de algo científico e objetivo, que não está voltado para o interesse do ego, mas sim para o interesse do ‘o que é que eu sou’ objetivamente falando. É o conhecimento do Self, da personalidade objetiva e mais ampla.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.