O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

Você vive conforme seu elemento primordial de fogo, agua, ar, terra?

elementos

Quem está fora do seu meio – seja uma mulher, um animal, uma planta – tem mais dificuldade em se expressar, ser entendido, reconhecido e até em  sobreviver. O Patinho Feio tá aí para ilustrar isso… Esse texto afirma que além disso também temos um elemento predominante e que se não o identificarmos e tentarmos nos adaptar em viver de formas que não são nossas vai nos trazer o mesmo tipo de dificuldades. Já coloquei aqui outro post com ideias semelhantes mas outra abordagem sobre os elementos, vale conferir.
“Conheci muitas mulheres que vivem sua vida fora do seu elemento primordial. Vi, por exemplo, mulheres Fogo vivendo vidas de água, se comportando com suavidade e humildade, dando toda sua energia, trabalhando como curadoras, massagistas… Em vez de expressar seu fogo como líderes apaixonados, empoderadas e seguras de si mesmas, a Água extingue seu fogo.
Conheci mulheres da Terra vivendo vidas de ar, devorando livros, vídeos, alimentando sua mente de informações, em vez de descalçar seus pés na terra húmida e encontrar seu ritmo interno com um tambor. O ar extrai suas raízes do solo…
Estas mulheres nunca poderão se sentir plenas porque vivem vidas “meias”, escondidas atrás do elemento que é “aceitado”, em vez de crescer no seu verdadeiro elemento e viver vidas cheias e autênticas. Também não têm sucesso nas suas profissões porque, internamente, a sua energia, missão e foco de atenção estão em conflito.
O espírito em nós é ar, fogo, água, terra ou éter (o éter contém todos os elementos). Todas nascemos com um elemento primordial, e cada elemento fecha as chaves dos nossos talentos naturais e do nosso propósito na Terra.
Desde que nascemos aprendemos mecanismos de sobrevivência e, se o nosso elemento não for aceito pela nossa família, acabamos adotando aquele que acreditamos nos servirá melhor para sermos aceites e amadas. Chega um momento em que acabamos nos identificando com o elemento que “salvou nossas vidas”, em vez da nossa verdadeira essência.
Nem a maneira de meditar.
Ser água não é o mesmo que ser fogo. Ser Fogo não é o mesmo que ser Terra. Ar não é Eter nem Eter é água.
Nascemos com uma configuração diferente, com uma essência diferente e, no entanto, muitas pessoas insistem em defender uma espiritualidade única e plana para todos. A espiritualidade de uma pessoa de fogo não é a espiritualidade de um homem de água. Não é porque o Espírito nela é diferente. A essência que as move, as chama, as inspira… Nunca pode ser a mesma…
Uma pessoa de ar não pode meditar com as técnicas de uma pessoa de água. Não pode porque não vai conseguir a conexão e a profundidade que se espera dela. A pessoa da água floresce nas profundezas, a pessoa do ar não. E isso trará como consequência que ela se sinta frustrada cada vez que tenta meditar e, sem a orientação certa, acabará acreditando que a meditação é uma tarefa difícil e impossível para ela. Meditar é a coisa mais simples do mundo quando você sabe quem é.
Em certos círculos espirituais, nova era, religiosos, educativos… etc. diferenças individuais não são permitidas. Qualquer mulher (ou menina) que sai acima do padrão esperado, que se destaque como diferente, é considerada como …. … … (preenche o espaço), dependendo daquilo que você tenta suprimir. Espera-se dela obediência, humildade, uma atitude de “todos somos iguais”. Ele se qualifica mesmo como ego e arrogância, não permitindo que o seu elemento brilhe da maneira particular e específica em que tem que brilhar.
Essa é outra forma de controle.
Qualquer espiritualidade que não lhe permite ser você mesma, na sua essência específica, procura criar seres uniformes, em cadeia. Muitos círculos espirituais defendem e protegem a Mulher Água e a Mulher Terra, por suas qualidades de curadora, doce, suave, humilde, calada, nutritiva, amorosa… mulher que se adapta facilmente às regras. E condenam a mulher Fogo por ser independente, autonoma, apaixonada, barulhenta, sexy, rebelde… mulher que não segue grupos.
Muitas Mulheres Fogo acabam se tornando Mulheres Água ou Terra para serem aceites; a sua falta de confiança em si mesmas e na sua missão torna a rejeição insuportável. Eles sentem que eles precisam “pertencer a… , fazer parte de… “. Mulher Fogo, você pertence ao Fogo, aí é onde você tem permissão para brilhar, queimar, inspirar, liderar, aquecer…
️Mulher Ar
Sua espiritualidade precisa do ar para se conectar e se sentir plena. Observe o ar. Vá para os lugares onde ele se move livremente. Abra suas asas. Eu sei ar quando você medita. Você é independente e livre… Você não gosta de ser amarrado a dogmas ou qualquer coisa que mantenha sua mente prisioneira. Você tem uma ótima imaginação e pode ver o caminho antes que seja construído.
Precisamos de você para nos ajudar a expandir nossa consciência, nossa forma de pensar, nossa maneira de ver a vida. Precisamos que nos ajudes a encontrar soluções que não sabíamos que existiam. Ajude-nos a enxergar várias probabilidades e caminhos. Ajude-nos a nos libertar dos acordos mentais que nos amarram e mantêm prisioneiras. Ajude-nos a ver as crenças que nos mantêm r ìgidas e limitadas, e nos fazem sofrer.
️Mulher Fogo
Sua espiritualidade precisa do Fogo para se conectar e se sentir plena. Observe o fogo. Acenda uma fogueira. Observe como se move, de que se alimenta. Medite com fogo. Eu sei fogo. Você é independente e líder. Você não gosta de seguir as massas. Você tem a visão, o poder e a confiança para guiar outras mulheres e capacitá-las e ajudá-las a serem independentes…
Precisamos de você para nos ajudar a conectar com nosso poder e nossa paixão, para que possamos saber o que realmente amamos, o que nos move por dentro. Precisamos de você para nos mostrar o caminho, nos guie, nos lidere, nos ajude a nos mover, a tomar ação. Precisamos de você para transformar nossas vidas, queimar nossos obstáculos e crenças, ser autênticas. Ajude-nos a ter um coração alegre e a protegê-lo.
️Mulher Água
️️Sua espiritualidade precisa da Água para se conectar e se sentir plena. Observe a água. Entra na água. Mergulhe. Deixe-me mover você. Pratique a não resistência. Honre suas emoções e sentimentos. Depois, deixe-os ir. Você é Água. Fluido. Em movimento. Húmida. Lágrimas. Você sente o que os outros não sentem. Você conecta com o coração das pessoas e de todos os seres sencientes. Você escuta, apoia, ama. Precisamos de você para nos ajudar a conectar com nossas emoções. Precisamos de você para nos ensinar como nutrir nosso coração, nossos sentimentos…
Precisamos de você para nos ensinar como deixar ir as emoções que nos machucam. Precisamos de você para nos ensinar que todos os seres sentem, têm um coração. Mostre-nos nossas habilidades psíquicas, nossa intuição, nosso poder de conectar e ir fundo. Precisamos de você para nos ajudar a honrar nossos talentos naturais, nossa Alma. Ajude-nos a conectar-nos umas às outras.
Mulher Terra
Sua espiritualidade precisa da Terra para se conectar e se sentir plena Observe a Terra, Ponha seus pés na Terra, Enterra-se. Sinta a umidade, as batidas, as vibrações sob seus pés. Cozinha. Faça pão. Faça artesanato. Trabalhe com suas mãos, com seu corpo. Cuida do jardim. Você é a Terra. Sólida. Nutritiva. Forte. Vibrante, confiante. Paciente. Sabia. Medicina. Você ama. Das. Nutres. Você alimenta. Você dá abrigo. Nós precisamos que você nos ajude a conectar com nosso corpo e alimentá-lo. Precisamos de você para nos ensinar a nutrir e respeitar o corpo da Mãe Terra. Precisamos de você para nos ajudar a conectar com nossos ritmos internos, nossas estações pessoais, nossa lua e nosso sangue. Ajude-nos a ser mais criativas e alegres, a confiar em nossa vida. Precisamos de você para nos ensinar a ter os pés na Terra, no aqui e agora. Mostre-nos como as plantas florescem. Ajude-nos a amar nosso corpo, nossa sensualidade e feminilidade”.
Fonte: web. – Siuatl Poktli

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.