O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

A dificuldade de tomar grandes decisões

                            decisao

O paradoxo de tomar grandes decisões que mudam o futuro é que nós mesmas mudaremos devido a essa decisão. Ou seja, o “eu” que escolhe tal coisa hoje não é o mesmo “eu” que serei amanhã, porque se for uma grande decisão eu me transformarei devido às consequências dessa escolha. É o que diz esse artigo do qual traduzi só alguns trechos, com uma interessante conclusão.

“Quando você se depara com uma decisão que envolve uma nova experiência diferente de qualquer outra experiência que você já teve antes, você pode se encontrar em um tipo especial de situação.

Nesse tipo de situação, você sabe muito pouco sobre seu possível futuro. Muitas dessas grandes decisões envolvem escolhas de ter experiências que nos ensinam coisas que não podemos saber de nenhuma outra fonte além da própria experiência.

Quando nos deparamos com uma escolha de que de um lado está a vida como a conhecemos e do outro uma experiência transformadora, não podemos imaginar como seria a vida do outro lado — o que nos falta atualmente — até depois de termos sofreu a transformação.

Você sabe que passar pela experiência mudará como é viver sua vida e talvez até mesmo mudará como é ser você, profunda e fundamentalmente.

O psicólogo Daniel Gilbert disse que “os seres humanos são obras em andamento que erroneamente pensam que estão concluídos”.

De muitas maneiras, grandes e pequenas, à medida que vivemos as nossas vidas, somos confrontados com um fato sobre o quão pouco podemos saber sobre o nosso futuro, justamente quando é mais importante para nós que saibamos.

Para muitas grandes escolhas de vida, só aprendemos o que precisamos saber depois de termos feito isso, e mudamos a nós mesmos no processo de fazê-lo. No final, a melhor resposta a esta situação é escolher com base em saber se queremos descobrir quem nos tornaremos.”

Fonte: The Marginalian by Maria Popova

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.