O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

Indicação de livro: A garota que não se calou


Continuando com minhas leituras pelas escritoras nascidas na África de agora, indico hoje mais um livro delicioso de ler – A garota que não se calou. Quem escreveu foi Abi Daré que nasceu e cresceu em Lagos, na Nigéria, e mora no Reino Unido há dezoito anos. A garota que não se calou ganhou o prêmio The Bath Novel para manuscritos inéditos em 2018 e foi finalista do The Literary Consultancy Pen Factor no mesmo ano. A personagem principal é Adunni uma menina de 14 anos, que passa por muitos sofrimentos e momentos bem difíceis fruto de um mundo tremendamente patrircal, injusto e corrupto. Mas ela é inteligente, lutadora, sensível e de enorme coração. É uma protaonista encantadora, não há como não ficar apaixonada por ela. E quero também destacar a maravilhosa tradução de Nina Rizzi. Adunni fala um inglês “errado”, truncado, com muitos erros gramaticais e traduzir essas imperfeições do uso do idioma para outra língua seguramente não é uma tarefa fácil e isso foi feito com maestria. Fui até procurar informações sobre a tradutora e vi que, entre outras coisas, ela é poeta: só podia ser!  E a capa é linda. Foi um livro eu me comoveu profundamente.

Segue a sinopse e comentários sobre o livro: Adunni nasceu e cresceu em uma aldeia rural na Nigéria. Aos catorze anos, ela é uma mercadoria, uma esposa, uma serva. Mas, acima de tudo, ela é inteligente, engraçada e curiosa, com uma energia contagiante.
A mãe de Adunni lhe disse que a educação é a única maneira de não se calar ― de não perder a capacidade de falar por si mesma e decidir o próprio destino. Depois da morte da mãe, o pai da garota a vende para ser a terceira esposa de um homem que está ansioso para ter um herdeiro.
Adunni consegue fugir do casamento arranjado, apenas para ser vendida para uma família rica, à qual deverá servir. Mas, ao contrário de tantas outras garotas forçadas a uma vida de servidão, Adunni não será silenciada.
Apesar dos obstáculos aparentemente intransponíveis em seu caminho, Adunni nunca perde de vista o objetivo de escapar da vida em que nasceu para poder construir o futuro que escolheu para si ― e ajudar outras meninas como ela a fazer o mesmo.
Em A garota que não se calou, a determinação de Adunni de encontrar alegria e esperança mesmo nas circunstâncias mais difíceis nos inspira a ir atrás dos nossos sonhos… e talvez até a mudar o mundo.

“Corajoso, revigorante… inesquecível.” ― The New York Times Book Review
“Estou muito animada com este livro… Na Nigéria e em todo o mundo, meninas lutam pelo direito de aprender. Sou grata a Abi por mostrar os desafios que as nigerianas enfrentam e o poder de suas vozes.” ― Malala Yousafzai
“A voz original e corajosa de Adunni articula poderosamente uma raiva retumbante contra o patriarcado tóxico da África… Daré atrai o leitor com uma personagem vívida cujas circunstâncias terríveis contrastam com sua criatividade natural e uma vontade feroz de sobreviver… Ao longo de sua angustiante jornada de amadurecimento, contada com entusiasmo e compaixão, Adunni nunca perde a ‘voz alta’ que torna a história de Daré e sua protagonista tão inesquecíveis.” ― The New York Times Book Review
“Inspirador… Explora um espírito e uma esperança que não podem ser contidos, mesmo nas circunstâncias mais sombrias.” ― Entertainment Weekly
“Esclarecedor e de aquecer o coração… Com a história comovente da luta de uma menina para obter educação, A garota que não se calou põe em foco questões profundas e relevantes.” ― BookPage

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.