O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

Indicação de livro: A livreira de Paris


A livreira de Paris, da norte americana Kerri Maher, traz a história romanceada de Sylvia Beach, também americana que abriu logo depois da primeira guerra mundial uma livraria e uma biblioteca só com livros escritos em inglês em Paris: a Shakespeare and Company. O livro conta a história dela e da sua livraria que acabou se tornando um centro literário de encontro de muitos escritores de língua inglesa que moravam na França nessa época como Ernest Hemingway e F. Scott Fitzgerald, além dos intelectuais franceses. Foi também a Shakespeare and Company quem publicou pela primeira vez o célebre romance Ulisses de James Joice, que havia sido proibido de ser publicado pela censura americana. Além dessa atmosfera cultural do começo do século XX em Paris, o livro conta com muita delicadeza, mas de forma forte o longo relacionamento de Sylvia com a livreira francesa Adrienne Monnier. Delícia de livro!

Segue a sinopse:
Quando a jovem norte-americana Sylvia Beach abre a Shakespeare and Company em uma rua tranquila de Paris em 1919, não tem ideia de que ela e sua nova livraria mudarão o curso da história da literatura.
A Shakespeare and Company é mais do que uma livraria e uma biblioteca: ali se reúnem muitos escritores proeminentes dos anos 1920 e 1930, como Ernest Hemingway e F. Scott Fitzgerald. É também onde nascem algumas das amizades literárias mais importantes da época ― em especial, aquela entre o escritor irlandês James Joyce e a própria Sylvia. E quando o controverso novo romance de Joyce, Ulysses, é censurado nos Estados Unidos, Beach decide assumir um risco enorme e publicá-lo na França.
Mas o sucesso e a notoriedade da publicação de um dos livros mais infames e influentes do século vêm com altos custos. O futuro de sua amada loja é ameaçado quando o reconhecimento de Ulysses faz com que outros editores passem a cortejar Joyce. E, à medida que Paris mergulha cada vez mais na Grande Depressão e diversos amigos expatriados voltam para os Estados Unidos, muitos de seus relacionamentos são colocados à prova. Diante de crises pessoais e financeiras, Sylvia precisa decidir o que a Shakespeare and Company realmente significa para ela. Mistura de romance e biografia, A livreira de Paris é uma ode a uma mulher que assumiu como missão honrar o poder transformador dos livros, além de uma narrativa emocionante sobre as amizades, os amores e os atritos da cena literária europeia da primeira metade do século XX.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.