O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

Indicação de livro: O Espírito da Intimidade


O livro “O Espírito da Intimidade – ensinamentos ancestrais africanos sobre maneiras de se relacionar”, da escritora de Burkina Faso, Sobonfu Somé é uma exceção nessa minha viagem literária, já que é um livro de não ficção. Tirando o livro já indicado, “O perigo de uma história única”, da Chimamanda Adiche, todos os outros são ficção, mesmo que tenham carácter autobiográfico. Nesse livro, Sobonfu Somé, vai descrever os costumes do povo Dagara, a quem ela pertence, focando especialmente nos relacionamentos íntimos entre os casais. O sagrado e o profano e o indivíduo e a coletividade são absolutamente indivisíveis para o povo Dagara e os relacionamentos têm que refletir isso. É uma visão tão diferente da visão ocidental que, às vezes fica até difícil uma compreensão profunda dessa experiência. Mas ao mesmo tempo ajuda e muito a refletir/questionar nossa visão sobre os relacionamentos amorosos e, só por isso, já vale a leitura. E ela conta vários rituais feito pelo seu povo – a vida deles é totalmente ritualizada – alguns MUITO bonitos. Há uma outra questão sobre esse livro: ele está esgotado, não tem em sebos e os poucos exemplares que se encontram a venda tem preços exorbitantes, mas pode ser achado em PDF.

Segue a sinopse: Sobonfu Somé é uma mulher africana. Seu nome significa “A Mantenedora do Ritual”. Ela nasceu e foi criada em Burkina Faso, ex Volta Superior, na África Ocidental. Além disso, Sobonfu é membro iniciado da Tribo Dagara. Isso significa que foi ensinada pelos anciãos, que participou do ritual de iniciação tribal das mulheres e que passou pelos anos de orientação que seguem essa iniciação. Hoje Sobunfu e seu marido, Malidoma Somé, ensinam a ancestral sabedoria da sua tribo ao redor do mundo.
Essa sabedoria inclui um item que costuma sempre interessar aos ocidentais: uma visão da intimidade. Mas a concepção de casamentos e relacionamentos que emerge de O Espírito da Intimidade, primeiro livro de Sobonfu Somé editado no Brasil, agora lançado pela Odysseus Editora, é completamente diversa do que poderia se esperar.
Na verdade, a palavra-chave do título não é “intimidade”, mas “espírito”. Para a sabedoria de muitas gerações da Nação Dagara, que Sobonfu expressa, as relações não podem ser nada sem a intervenção do espírito.
O Espírito da Intimidade afirma em suma que as questões do coração são iniciadas pelo espírito, que é a fonte para a qual a atenção deve se voltar para obter saúde e bem-estar nos relacionamentos. O livro oferece assim uma perspectiva que ajuda a restaurar o contexto sagrado das relações. Ele convida a uma postura adulta – com os parceiros, as comunidades e o espírito – e desafia cada leitor a ser cada vez mais fiel a si mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.