O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

Indicação de livro: O imenso azul entre nós

Continuando minha jornada de mergulho na escrita de mulheres africanas ou de origem africana, hoje indico o livro da ganesa Ayesha Harruna Attah, O imenso azul entre nós. Apesar de também tratar das feridas da escravidão, é um livro delicioso. É lírico, poético e conta de uma forma meio mágica a relação entre duas irmãs gêmeas separadas na infância e que se comunicam através de sonhos. E parte do romance se passa em Salvador, Bahia, logo após a libertação dos escravizados no Brasil. Tem também a participação maravilhosa de Iemanjá. Vale a pena ler!

Segue a sinopse: As gêmeas Hassana e Husseina são separadas após um ataque brutal à sua aldeia, em 1892. A partir desse traumático evento, ambas são escravizadas e seguem caminhos separados, que as levam a diferentes cidades, países e até continentes.
Enquanto Hassana fica na Costa do Ouro africana, Husseina cruza o oceano até a Bahia, onde é iniciada no Candomblé. Com o passar do tempo, as irmãs crescem e levam vidas completamente diferentes em muitos aspectos, mas com algo em comum: o sentimento de que há algo faltando. Apesar da distância, elas continuam ligadas uma à outra por meio de seus sonhos. Mas será que o destino as reunirá novamente?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.