O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

Indicação de livro: Psiquê e Eros


Esse livro da norte americana Luna McNamara, subverte COMPLETAMENTE o famoso mito de Eros e Psique, começando com o  título em ordem inversa: Psique e Eros. É uma delícia de ler! Psique é a grande heroína e a condutora da narrativa, sendo uma personagem poderosa, ativa, rebelde, construtora de seu destino e não a figura passiva e vulnerável do mito original. Nele aparecem também muitas figuras míticas bem humanizadas como Atalanta, Perséfone, Demeter e até Hécate, além de vários titãs. Para quem gosta de mitologia, visão feminista e uma boa história super recomendo a leitura.

Segue a sinopse:
UMA PROFECIA LENDÁRIA. UMA AVENTURA ÉPICA. UM AMOR PARA A HISTÓRIA.
Psiquê não é uma típica guerreira, daquelas que enfrentam e desafiam a todos. No entanto, essa corajosa princesa de Micenas, dona de personalidade abrasiva e ousada ao expressar suas opiniões, se rebela contra as expectativas da sua sociedade, em que as mulheres são frágeis e só sabem bordar e tecer, e com o apoio do pai passa a juventude sendo treinada pela lendária caçadora Atalanta. Com ela, aprende a dominar a lança e o arco, brandir uma espada, cavalgar e caçar a fim de cumprir seu destino: derrotar um terrível monstro, temido até pelos deuses.
Quando nossa heroína desperta a ira de Afrodite, a deusa do amor incumbe Eros, deus do desejo, de ser portador de uma terrível maldição que poderá destruir Psiquê. Em vez disso, Eros é atingido pela flecha destinada à princesa e se apaixona por ela, e, unidos por um amor extraordinário, os dois vão enfrentar grandes desafios e a vontade do próprio Olimpo para ficar juntos.
Uma releitura feminista do mito, perfeita para leitores de Madeline Miller e V. E. Schwab, dando um toque moderno aos deuses e às lendas mais conhecidas da literatura clássica, a prosa de Luna McNamara nos transporta para outro tempo e lugar, capturando a magia e o mistério da mitologia grega. Um romance divertido, sensual e subversivo sobre deuses, monstros e o coração humano, Psiquê e Eros explora conceitos sobre confiança, sacrifício e o verdadeiro significado do heroísmo.
Não estávamos à mercê do destino ou da sina, mas sim de nossas próprias escolhas. Quando nos voltamos um para o outro como flores se virando para o sol, não estávamos cumprindo uma profecia ou seguindo uma antiga narrativa. Estávamos escrevendo nossa própria história.

“Luna McNamara acerta em cheio no arrebatamento da paixão e no humor lírico neste fabuloso romance. Uma alegria de se ler!” – Jennifer Saint, autora de Ariadne
“Uma linda releitura que dá nova vida a um mito tão amado. Uma história deliciosa de aventura, sedução e romance proibido.” – Sue Lynn Tan, autora de A filha da deusa da Lua
“Cada página é uma aventura apaixonante e de tirar o fôlego.” – Roshani Chokshi, autora de Aru Shah e o fim dos tempos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.