O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

Indicação de livro: Um dia vou escrever sobre este lugar


Mais uma exceção aberta na minha jornada literária pela África subsaariana: o livro “Um dia vou escrever sobre este lugar – memórias”, foi escrito por um homem queniano Binyavanga Wainaina. Ao ler a sinopse do livro e um pouco da biografia de Binyavanga, resolvi comprar e ler. Foi uma sábia decisão: o livro é ótimo, o autor escreve bem para caramba, é divertido e ao mesmo tempo muito sensível e traz uma visão multifacetada de uma parte da África oriental. Editora Kapulana

Segue a sinopse: Em Um dia vou escrever sobre este lugar, Binyavanga Wainaina entrelaça suas memórias de infância, adolescência e vida adulta à história contemporânea do continente africano. Utilizando referências políticas, da cultura africana e da cultura popular mundial, o autor nos apresenta as constantes transformações acontecidas em países como Quênia, África do Sul, Uganda, Gana e Togo, a partir de seu próprio crescimento e amadurecimento como pessoa e, principalmente, escritor e constante observador do mundo ao seu redor.
Fascinado pelas diversas linguagens humanas, de palavras ao corpo, Binyavanga descreve em Um dia vou escrever sobre este lugar as diversas nuances e facetas de uma África gigante, complexa, mal compreendida, presenteando os leitores com histórias, acontecimentos e anedotas contadas com um olhar de dentro que não se pauta pelo externo, que não quer acomodar visões e conceitos restritos sobre África, mas, sim, explodi-los, para dar lugar a uma rica constelação de pessoas, impressões, línguas, costumes e situações, utilizando a própria vida, seus percalços, sua história para afogar ideias pré-concebidas e constantemente disseminadas sobre o continente africano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.