O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

Joseph Campbell fala sobre como escolher livros

Francine Van Hove

Nessa pandemia, as vezes conseguimos abrir um tempinho para ler. Além de mil outros benefícios, a boa leitura nos fortalece, dá prazer, ajuda a concentrar e até a acalmar a ansiedade. Mas aí vem a pergunta: ler o que? O Campbell dá uma dica:

“Sente-se numa sala e leia – leia, leia, leia. E leia os livros certos escritos pelas pessoas certas. Sua mente será levada a esse nível, e você terá, o tempo todo, um enlevo agradável, suave, cálido. Essa compreensão da vida pode ser uma compreensão constante em seu viver.

Quando você encontrar um autor que o prenda de verdade, leia tudo o que ele escreveu. Não diga: “Ah, preciso conhecer o que fulano ou beltrano fizeram”, e nunca perca tempo com as listas de best sellers. Leia apenas o que esse determinado autor tem a lhe oferecer. Depois você poderá ler o que ele tenha lido.

Então o mundo se abrirá, em coerência com um certo ponto de vista. Mas quando você salta de um autor para outro, isso o habilita a dizer em que data cada um deles escreveu este ou aquele poema – mas nenhum deles lhe terá dito nada”.

Joseph Campbell, O poder do mito, Ed Palas Athena

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.