Madonas Negras: Nossa Senhora de Czestochowa, no Bom Retiro
Esta Virgem Negra, imagem da Padroeira da Polônia, veio da cidade de Częstochowa, e está numa capela da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, que fica na rua Três Rios, bairro do Bom Retiro, aqui em São Paulo. Os poloneses carinhosamente a chamam de “Madona Preta”, pois seu rosto é sempre representado escuro, talvez pelo quadro original ter sido pintado sobre uma madeira que no decorrer do tempo escureceu.


Em seu rosto há dois sinais de cortes que, segundo a tradição, foram feitos pela espada de um soldado em 1430, quando a Igreja que o abrigava foi saqueada. Mais tarde os religiosos mandaram restaura-la, mas deixaram os sinais na face como recordação da violência e da posterior vitoria. Duzentos anos depois, quando os poloneses derrotaram o exercito sueco, a Virgem Negra foi consagrada Nossa Senhora de Monte Claro como Rainha e Padroeira da Polônia.
Mesmo em pleno regime Comunista, apesar das proibições e boicotes do governo, os poloneses corajosamente faziam peregrinações e romarias ao Santuário de Jasna Gora e participaram de festejos em Czestocjowa . Hoje, a cidade recebe mais de 4 milhões de peregrinos por ano.
O polonês Karol Wojtyla – Papa João Paulo II – era muito devoto dela, a quem dedicou seu pontificado. Um dia antes de morrer, ele escreveu um bilhete dizendo: – Recomendo a nossa Pátria, toda Igreja e a mim mesmo a sua proteção maternal, totu tuus”.
Na Igreja daqui de São Paulo, a Colônia Polonesa ofereceu também um busto desse Papa, que assim fica sempre ao lado de sua Madona.
Se quiser saber mais acesse http://marcioreiser.blogspot.com.br/2010/08/nossa-senhora-czestochowa.html