O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

Mulheres, religiões, agressão

Foto de Ryan Andrews

O mundo está sob ameaça de peste, fome e guerra, o que é terrível – mas que espécie de mundo é esse que nós criamos? Já não é terrível mesmo? Por exemplo, nesse mundo as mulheres podem virar culpadas até quando são vítimas. Especialmente nos regimes de patriarcado extremo e quando os homens acham que sua religião os respalda (qualquer que seja ela, cristã ou não). Olha só essa história:

Paola Schietekat é uma mexicana de 27 anos que morava em Qatar. Em 2020 foi vítima de estupro com agressão; fez queixa na polícia, passou por exames que comprovaram seu relato… e foi acusada de “sexo extraconjugal”, um crime sob a lei islâmica. ELA  foi condenada a sete anos de prisão e a cem chibatadas!

Segundo a matéria da Folha de São Paulo de 24/02, Paola declarou: – “Após esse processo, percebi que, apesar de meus diplomas acadêmicos, preparação profissional, independência financeira e apesar de trabalhar para o governo do Qatar, sou vulnerável a violações de direitos humanos por instituições arcaicas e abusivas, e incapaz de encontrar proteção em meu consulado”

Para ilustrar como a verdadeira sabedoria e espiritualidade estão longes de atitudes assim, um conto sufi, a corrente esotérica do próprio islamismo, traz o seguinte:

“Certa vez, o demônio conversava com seus amigos quando notaram um homem andando pela rua. Eles seguiram seu caminho com os olhos e o viram se abaixar para pegar algo do chão.

-“O que ele encontrou?” um dos amigos perguntou.

-“Um pedaço da Verdade”, respondeu o demônio.

Seus amigos ficaram preocupados. Afinal, um pedaço da Verdade poderia salvar a alma daquele homem e eles teriam um a menos no Inferno.

Mas o demônio, imperturbável, continuou a contemplar a paisagem.

– “Você não está preocupado?” disse um de seus companheiros. “O homem encontrou um pedaço da Verdade”!

– “Isso não me incomoda em nada”, respondeu o demônio. “Você sabe o que ele vai fazer com essa peça? Criará uma nova religião, como sempre, e afastará muitas pessoas da Verdade”.

Fonte: Um pedaço da verdade, Contos sufis, Ed Sufi

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.