O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

Perséfone, a deusa dos mistérios

        tarô mitológico

A deusa Perséfone é a soberana do mundo invisível, dos Mistérios, dos poderes ocultos, da intuição, dos ciclos de morte e renascimento e da primavera, quando as sementes e flores brotam.

Na outra bela imagem ela está sob a superfície da terra, como aquelas intuições ou pressentimentos que a gente percebe que tem mas ainda não estãp claros. Por isso ela é representada como a Sacerdotisa do tarô Mitológico de Liz Greene.  Conhece sua história?

Ela é filha de Demeter e as duas são muito ligadas. Mas, certo dia, quando Perséfone estava colhendo flores foi raptada por Hades, o Senhor do Hades (sim, mesmo nome), do mundo que está sob a terra, o mundo dos mortos. Ele havia se apaixonado por ela e lá a fez sua rainha. Demeter não se conformou com o desaparecimento da filha e saiu procurando por ela numa jornada belíssima.

Qdo Demeter descobriu que Perséfone estava no Hades, de onde não se volta, ela ficou revoltada. E, como ela é a Deusa da terra cultivada, das colheitas e da fartura, ameaçou que enquanto a filha não voltasse não iria brotar da terra nenhum grão, vegetal, flor ou fruta.  E assim os seres humanos quase morreram de fome. Finalmente, Perséfone voltou, mas somente por alguns meses por ano.

Então, começou o ciclo das estações: nos meses que está junto com a filha, Demeter torna a terra fértil e produtiva: é a primavera, verão e outono. Mas quando Perséfone retorna ao Hades, Demeter traz o inverno e a terra não gera nenhum grão ou fruto.

         ilustração Virginia Lee

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.