O Feminino e o Sagrado um jeito de olhar o mundo

Indicação de livro: O perigo de uma história única

Como venho contando, estou numa jornada – aliás que está me fascinando – de ler escritoras dos mais diversos países da Africa ou de origem africana. Venho com isso, além de me deleitar com uma literatura de muita força e beleza, percebendo como sou ignorante sobre a história desse imenso continente e da minha própria história, já que o Brasil é parte integrante de tudo isso. Já postei um TED Talk da Chimamanda Adichie há alguns anos atrás, essa incrível autora nigeriana, O PERIGO DE UMA HISTÓRIA ÚNICA. Essa palestra  me impressionou e me fez refletir muito na época. Ouvindo ela agora sua fala adquire um sentido muito maior. E como essa palestra virou também um livro quero recomendá-lo aqui. Vejam e escutem seu TED, leiam o livro: garanto que vale a pena.

Segue a sinopse: O que sabemos sobre outras pessoas? Como criamos a imagem que temos de cada povo? Nosso conhecimento é construído pelas histórias que escutamos, e quanto maior for o número de narrativas diversas, mais completa será nossa compreensão sobre determinado assunto.
É propondo essa ideia, de diversificarmos as fontes do conhecimento e sermos cautelosos ao ouvir somente uma versão da história, que Chimamanda Ngozi Adichie constrói a palestra que foi adaptada para livro. O perigo de uma história única é uma versão da primeira fala feita por Chimamanda no programa TED Talk, em 2009. Dez anos depois, o vídeo é um dos mais acessados da plataforma, com cerca de 18 milhões de visualizações.
Responsável por encantar o mundo com suas narrativas ficcionais, Chimamanda também se mostra uma excelente pensadora do mundo contemporâneo, construindo pontes para um entendimento mais profundo entre culturas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.